Informações diversas, críticas elegantes e comentários politicamente corretos

domingo, 25 de abril de 2010

Depois da tempestade... O que virá?

Pois é, caros leitores. O Flamengo chegou a um ponto em que se torna impossível negar a crise. Eu diria que todos os ingredientes da crise já estavam separados, aguardando apenas o momento de colocá-los na panela. Esse momento chegou na derrota para o Botafogo. A vitória pobre de 3 x 2 sobre o Caracas foi apenas a "mexida" que faltava na panela.

Quero dizer aqui que estou com a nossa presidente. Não digo que concordo 100% com ela, mas é impossível agradar a todos. Por que concordo com ela? Bom, vamos aos fatos conhecidos:

1- O nosso Imperador não é o mesmo do ano passado. Apesar de ter mantido boa média de gols no ano, a quantidade de jogos foi baixa, e as atuações explosivas, participativas e decisivas que vimos durante 80% dos jogos do Brasileirão 2009 não apareceram esse ano. Todos sabem dos problemas pessoais do cara. Cabia e ainda cabe à alta cúpula chamá-lo para conversar em tom de ultimato.

2- Petkovic, maior ídolo do Fla desde Júnior, é um jogador de temperamento difícil. Porém, o que fizeram com ele não faz sentido. O senhor Marcos Braz, que é amigo do Álvaro e de boa parte do grupo, afastou-o após o episódio de 31/01.
A atitude do Pet foi péssima? Sim! O que poderia ter feito a cúpula do Fla: 1- Desligar o Pet do clube; 2- Afastá-lo por tempo DETERMINADO; 3- Descontar uma parte do salário. Sim, mas o que foi feito? Foi afastado, ficou aguardando alguma decisão, esperou, esperou... Desde então deixou de ser titular (normal, já que as atuações do V. Pacheco correspondiam) e, mesmo com categoria acima de todos, quando o V. Pacheco caiu de rendimento quem entrou foi o Michael. Desculpem-me o Andrade, o Marcos Braz e o Michael. Este último pode até ter bom potencial e feito uma boa partida contra o Friburguense, mas ele pulou dois (ou 3) níveis ao pegar a vaga de titular. Ele se tornou titular quando o Andrade mudou o esquema tático, passando a usar 3 volantes, ou seja, deixou Kléberson, V. Pacheco e Pet para trás. Posso estar enganado, mas tem cara de intervenção da diretoria. Não sei o intuito, mas...

3- Álvaro, jogador que juntamente ao Maldonado e ao Pet foi responsável pela mudança de postura a partir o jogo contra o Santo André que fez com que o Flamengo tomasse apenas 8 gols nos últimos 17 jogos do Brasileirão 2009. Este ano, ele caiu muito. Lento, desatento, com falhas de marcação... Pra piorar, querendo se impor como líder do grupo, ajudou a desestabilizar o time.

É evidente que existem fatores como algumas contusões e alguns jogadores em má fase, porém isso afeta qualquer time.

Estou com a Patrícia no tocante à mudança na direção do futebol, que teve participação (ou omissão) decisiva nos fatores supracitados. Dentro de campo eu era favor da continuidade do trabalho do Andrade. Contudo, Andrade saiu antes de ser hostilizado pela torcida, saiu com apreço dos jogadores e respeito da diretoria. Saiu com a cabeça erguida e fatos assim ocorrem com todo treinador.











E a Magnética!? A maior torcida do país, conhecida como 12o jogador do Fla, anda com uma impaciência excessiva. É claro que nós esperamos mais do time, mas vamos a um "se":

Aquele chute do Léo Moura salvo pelo zagueiro meio que "de letra" não entrou. E "se" tivesse entrado? O jogo seria 4x2 e o time sairia aplaudido de campo. Oras, um lance daquele é digno das vaias recebidas? Vamos com calma, o time se empenhou muito e por isso merecia aplausos. Não era pra sair ovacionado, claro que não. Mas vaias, xingamentos...



Na próxima quarta, veremos um jogo daqueles. De um lado, o Campeão Brasileiro de 2009, com um belo elenco e jogadores talentosíssimos, porém abalado por uma crise e troca de comando. De outro, o Corinthians, Campeão da Copa do Brasil 2009 que montou um time com jogadores experientes, bem armado pelo Mano Menezes e que teve, merecidamente, a melhor campanha da primeira fase. Sem contar que poderemos ver frente-a-frente, enfim, Ronaldo e Adriano, Fiel e Nação.
2 jogos que têm tudo para ficar na história e quem sabe assim, tenha início uma rivalidade que ainda não existe.

Um comentário:

  1. Grande beto, gostei do linguajar... e do texto bem trabalhado!
    Bom, eu concordo com vc o flamengo precisa rever essa zaga, alvaro está um lixo!
    Patricia mandou mto bem em tirar o fanfarrao do Marcos Braz, e Andrade eu gostava mto dele, mas acho ele mto devagar pra ver se o esquema tático esta de acordo com o jogo ou nao...

    flamengo sem duvida hj tem um dos melhores elencos do brasileiro, um time na minha opnião, mto melhor que o do ano passado, tendo em vista que os demais times não estão atuando mto melhor do q o ano passado, tirando OBVIO O SANTOS.. logo flamengo tem chances concretas de ser campeao de novo, e quiçá campeao da libertadores, mas o time não rende, parece que falta motivação, o flamengo esta precisando de joel de volta.. alguem q saiba ler o flamengo!!
    Vamos ver como segue esse desfecho do flamengo, se nada melhorar, vamos pras piscinas torcer para o Cielo, ele acho q não vai decepcionar..rsrs

    ResponderExcluir