Informações diversas, críticas elegantes e comentários politicamente corretos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Levanta a cabeça, Mengão!



Pois é, caríssimos torcedores rubro-negros... O Estadual ficou para o Botafogo.
Não há como ser bom, já que perdemos o Estadual para o time que mais tem feito frente ao Fla nos últimos anos. Nada agradável. Porém, alguns fatores positivos podem ser retirados do fato.

Em primeiro lugar, a dedicação à Libertadores será exclusiva. É evidente que isso só terá valor se triunfarmos contra o Caracas no Maraca na próxima quarta. O Fla precisa não só de muito ajuste tático, mas também de um trabalho psicológico forte. Para isso, será necessário tempo, o que teremos de sobra.

Em segundo lugar, se o time fosse campeão, aconteceria como em muitas vezes passadas: o time vence e parece que está tudo certo. Porém, é claro que o time não está bem. O meio campo é o principal problema. Apesar de ter bons jogadores até de sobra, Andrade ainda não conseguiu encontrar o esquema tático certo para o time. Fora este fator, quase todos os jogadores deste setor do campo estão com algum problema. Willians, Kleberson, V. Pacheco e Toró estão em má fase; Pet com problema de relacionamento e de contrato; Maldonado voltando de contusão e ainda sem a forma do ano passado. A mão do técnico é fundamental nesse momento.

Em terceiro lugar, porém MENOS importante, esse título do Botafogo traiu convicções de muita gente.
1- O Botafogo foi campeão sem a necessidade de 2 finais. Segundo muita gente, a Globo não DEIXA isso acontecer.
2- O Vasco foi prejudicado na semifinal, o que, de acordo com muitos, aconteceu porque o campeonato já estava com título garantido para o Flamengo.
3- O Botafogo se classificou para a final da Taça-Rio após erros cometidos no jogo contra o Flu.
4- O árbitro em momento algum na partida prejudicou o Botafogo.
Mas o Botafogo não é sempre prejudicado e o Flamengo beneficiado?

Bom, escrevi esse parágrafo apenas para ilustrar o que sempre digo: O torcedor tem que torcer e se preocupar com o futebol. O sistema de arbitragem é precário, erros sempre ocorrerão. Há armação no futebol? Sim, já vimos muitos casos, incluindo um recente (ou não tão recente) na Itália, porém não dá pra saber até que ponto isso vai. Se a pessoa se propõe a torcer, isso significa que ela assume, ainda que inconcientemente, que a maior parte do que ocorre em campo é verdadeiro. Portanto, é muito cômodo culpar a arbitragem em caso de derrota do time e dizer que foi injusto, que foi roubado e etc. Proteste contra o sistema de arbitragem, não contra o time adversário que, na maioria das vezes, não tem nada a ver com isso e é digno da vitória.

Deixo aqui meus parabéns ao Botafogo, que deu a volta por cima após a acachapante derrota por 0x6 para o Vasco e foi o time que mais mereceu ganhar o título. Joel realmente sabe ganhar o Campeonato Fluminense.

Agora o foco do Mengão será somente a Libertadores. Temos elenco e qualidade técnica para ir longe na Libertadores, porém isso não basta. União do grupo, dedicação e trabalho tático por parte do técnico serão fundamentais.

2 comentários: