Informações diversas, críticas elegantes e comentários politicamente corretos

terça-feira, 13 de abril de 2010

E ACABOU O CARIOCÃO

Caros amigos leitores,

Aproveito a ocasião para apresentar mais um de nossos colaboradores. Pato, outro amigo engenheiro, nos dará sua contribuição falando do Vasco da Gama. Segue seu primeiro texto:

No último domingo, o campeonato carioca acabou para o Vasco da Gama e para não repetir o assunto arbitragem que foi e está sendo tão comentado pela imprensa, farei uma análise da participação do gigante da colina na competição.

No primeiro turno, as coisas vinham muito bem. O time possuía um padrão tático (4-3-2-1) e 11 titulares definidos (Prass, Granja, Fernando, Titi, Careca, Nilton, Souza, Leo Gago, Carlos Alberto, Coutinho e Dodo) e contava também com um Dodô bastante inspirado que surpreendeu a todos principalmente na épica vitória de 6x0 sobre o botafogo. Antes das semi-finais, em um treinamento, o zagueiro Dedé dá um pisão em Carlos Alberto... Esse fato, pra mim, foi o fator determinante para a queda de produção do time, já que o principal jogador do time não entraria na fase decisiva em sua melhor forma.

E não deu outra, na semi-final contra o flu, o time já não era o mesmo e por isso conseguiu uma classificação suada nos pênaltis graças ao chute no travessão do garoto Alan. Na final, o time desandou de vez e acabou perdendo para o chuveirinho de Joel Santana.

No segundo turno ainda com carlos alberto fora de sua forma (e esta até hoje) e com o time abalado após a perda da taça guanabara, o time perdeu o padrão tático e o rumo, o que acabou culminando na demissão do Vagner Mancini. Gaucho assumiu e a única coisa que mudou foi a vontade e a garra do time e graças a essa mudança o time conseguiu a classificação para a fase decisiva e acabou sendo eliminado pelo arquirrival.

O que fica de lição é que o time é limitado e precisa de reforços, principalmente na Zaga. Titi, Fernando e Elder Granja (esse ja perdeu a vaga!) não têm condições de serem titulares, o Martinelli foi uma grata surpresa e acho que deve ser mantido e na lateral esquerda o Ramon deve ganhar a vaga do Marcio Careca. 
No meio, as coisas estão bem encaminhadas. Souza, Rafael Carioca e Leo Gago sabem marcar e sair para o jogo e na armação temos o Coutinho (ate junho) e o Carlos Alberto (espero que fique até o fim do ano pelo menos) que em forma desequilibram qualquer partida.
O ataque é outro problema...Dodô desaparece nas decisões e Rafael Coelho que veio para ser titular ainda não emplacou.

Espero que a diretoria encontre bons reforços para o brasileirão em meio a crise financeira que o clube vive. Sem isso, sofreremos mais um ano sem títulos  (já se foram 6 tirando a serie B) e disputando uma vaga na sul americana.

Um comentário:

  1. Varme!
    A "culpa" de o Botafogo ter sido campeão foi do Vasco! Não fosse o 6 x 0 (se fosse um 2 x 1 de leve, por exemplo), o Estevam Soares não seria demitido e o Vasco não ia calçar salto alto. Foi uma derrota muito motivadora.

    ResponderExcluir